quarta-feira, 27 de maio de 2009

Um pouco dos anos 37 em diante






O sol estava escaldante, naqueles dias de verão. Não dava para se andar descalço pelas calçadas sem ficar aos pulos, e era só o que dizíamos: ai..ai..ui..ui.. e assim foi até o fim da quadra. Queríamos chegar até a esquina, no armazém bem onde começava a rua Anita Garibaldi, de onde se avistava velho cine Odeon. Íamos eu e Neusa comprar balinhas queimada, que eram uma delícia, especialidades da casa, por 10 por um tostão!
Hoje pergunta-se :---“ O que é um tostão?” ora um tostão é um termo dos anos trinta, som de tempo feliz para uns.. som de guerra para outros , pode lembrar também sofrimento para grande parte do mundo quando no final de Setembro de 1939estourou a segunda guerra mundial.
Por algum tempo , levávamos nossa vida, não tínhamos sentido os efeitos do que acontecia lá fora, me refiro, na Europa. O que ouvíamos não chegávamos a assimilar muito o que é dor, porque as nossas idéias se dissipavam nas próximas brincadeiras.
Deixávamos que a vida transbordasse sem escapar do nosso domínio; deixávamos que a brisa ou o calor das manhãs nos transportasse para nossas fantasias. O portão de ferro da frente de casa batia sempre forte ao impulso de nossas mãos sempre apressadas; uma escada de dezoito degraus larga com beiradas arredondas, nos levava ao piso superior da casa ; era o nosso passatempo: subindo e descendo os degraus de dois em dois ousadamente. Estávamos sempre juntas eu e Neusa numa cumplicidade a toda prova. Certa manhã, mamãe enxugava os cabelos na varanda, quando subiu as escadas de repente, uma cigana,com sotaque espanhol, que foi logo perguntando: --“ senhora quer ver la suorte?”; mamãe assustou-se com tais palavras e entrando em casa foi dizendo:”;obrigada, eu não creio nestas coisas!; ela continuou insistindo e falou: “ a senhora vai mourir cedo e vai sofrir mutcho”;de fato isto aconteceu.
Pobre mamãe!tão bondosa, amada por todos que a conheciam. Havia uma infinidade de gente protegidas por ela ;quantas vezes fui com ela junto às lojas fazer as compras de natal,: presentes para: copeira e suas famílias igualmente à cozinheira, jardineiro até para o verdureiro . etc... Lola nossa copeira, por vêzes,furtou objetos de uso, cordãozinhos de ouro, relógio de pulsode nosso uso,mas mamãe sempre se comovia com seu choroso pedido de desculpas.
Assim eram os nossos dias ,papai sempre preocupado com a saúde frágil de nossa mãe. Amavam-se muito, jamais ouvi alguma palavra desrespeitosa entre os dois.
Éramos uma grande família grande! Ecila cuidava muito dos irmãos menores tirando o peso de cima de mamãe cuidando do “ seu bem estar”; nos seus quinze anos houve uma festa de aniversário inesquecível; minha irmã estava muito bonita, eu me orgulhava muito dela.
Nesta época, eu já era estudante no Colégio Coração de Jesús,na terceira série ,mais ou menos oito horas da manhã, eu ainda dormia, pois o meu colégio era à tarde, fui acordada com um barulho muito grande na porta da frente como se alguém quisesse arrombá-la tanto que sacudia. Os objetos que estavam em cima do guarda roupa começaram a cair ; em seguida escutei vozes de todos de casa falando ao mesmo tempo fazendo a mesma pergunta:-- “ que está acontecendo , que é isso ,meu Deus! Tudo sacudia sem explicação parecia o fim do mundo!. De repente tudo parou... fomos para fora e vimos todo o mundo fazer o mesmo,a rua ficou cheia de gente de pijama .
As rádios comentavam notícias de que fora um, pequeno terremoto, reflexo do Chile; depois de verificarmos não ter havido maiores conseqüência e que não passou de um grande susto , começaram os palpites imagina si fosse aqui o local atingido... meu Deus só temos que agradecer!Passado o susto eu pensei ( bem que poderiam suspender as aulas por hoje!): --“ mamãe eu vou pra aula hoje?
“lá de dentro ela respondeu: -- vai sim agora não há mais perigo” ... e se,os prédios começarem a rachar e a terra se abrir...como nos filmes!...!
Eu fui para a escola, fim do drama; mamãe rezou agradecendo a Deus pela Sua proteção.
Mamãe rezava sempre em que se recolhia em seu quarto.Bem pequena,ainda, antes do nascimento de minhas irmãs menores,ela recostava-se em sua cama para que eu e Neusa adormecêssemos e cantava uns versinhos de Jesus muito tristes, bem baixinho para que a gente dormisse, nós ficávamos comovidas e chorávamos com seus cânticos. Essas recordações me são muito caras, pois ela ficou tão pouco tempo conosco. Numa noite de maio Deus quis que ela cantasse para Ele também e a levou!...quando precisávamos mais dela.... a nossa dor foi muito grande! Daí por diante nossa vida não foi mais a mesma , perdeu o brilho e o sabor de felicidade!!. Em setembro de 1939 estoura a Segunda Guerra Mundial!!! Um abalo significativo para o mundo inteiro! .Quem ganhou? Quem perdeu?
Numa guerra não existem ganhadores, todos perdem!!! O comportamento do povo mudou o seu cotidiano.
Era só chegar em casa à noitinha, meu pai ligava o rádio e ficavam, ele e meus irmãos mais velhos atentos às noticias transmitidas pelo “Reporter Esso” ou “ BBC de Londres” sôbre os avanços dos combatentes lá no chão da Europa.
A guerra se prolongou por seis dolorosos anos, o povo até começou a se acostumar com a situação.
A ameaça à segurança produzia práticas de defesa à população. Em Florianópolis as ordens vindas eram de alerta constante, organizando treinamentos de defesa com ataques aéreos simulados, ordenando o povo a se recolher em suas casas,ou abrigos e deitarem-se ao chão quem estivesse nas ruas, nas horas determinadas. O tal sistema procurava militarizar diversos aspectos do dia a dia dos seus habitantes através de normas, com a exigência de que as janelas das casas fossem cobertas com panos escuros para eliminar focos de luz durante a noite. O Brasil entrou na guerra após sofrer ataques aos seus navios, que afundaram no oceano em 1942.
Foram mandadas nossas tropas de soldados para a Itália, onde obtiveram conquistas e perdas., deixando famílias brasileiras chorando seus filhos. A aluna do meu colégio o “ Colégio Coração de Jesús” : chamava-se Marília Cardoso, escreveu um artigo muito bonito, comovente que foi publicado na revista “ Pétalas” do colégio, naquele ano;----“A cidade está envolta em trevas, mas estaria completo o blackout? Instintivamente olho para o céu...que encanto! Fico enlevada com a maravilhosa beleza do firmamento estrelado....” , ( mais adiante)...---“ a humanidade confia apenas nos lumes da sua inteligência e conserva acesas só as luzes diplomáticas do bom senso e do direito internacional, formando o candelabro pomposo da razão”.
Florianópolis nunca foi bombardeada, todavia outras práticas de violência foram estabelecidas.
O governo de Nereu Ramos nas questões relacionadas com a educação, passou a adotar políticas de atenções nacionalizadoras, voltadas ao combate, a qualquer tentativa de manter, o uso da língua alemã. Nosso presidente da república era Getúlio Vargas!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário